Os tons terrosos na decoração de casa tendem a trazer uma sensação de aconchego e elegância para o ambiente.
Variando de cores quentes, como o mostarda, até cores mais frias, os tons terrosos entregam também um aspecto mais natural à decoração.
A boa notícia é que você pode usá-los em diferentes elementos da decoração, como revestimentos, objetos, paredes, dentre outros.
Se você está no processo de decorar a sua casa e quer dar esse ar mais aconchegante, sofisticado e natural, confira a seguir as dicas que separei para você. São dicas práticas de como usar esses tons em diferentes ambientes da sua casa. Boa leitura!
Saiba quais são os tons terrosos
Os tons terrosos compõem uma paleta que tem como principais tons os seguintes:
- Caqui: um tom mais sóbrio, suave e deixa o ambiente mais requintado;
- Marrom: é capaz de trazer conforto ao ambiente. Por ser uma cor quente, é ótima para ser harmonizada com outros tons.
- Caramelo: é uma mistura de tons entre o marrom, amarelo e bege e combina com diferentes cores e propostas de decoração.
- Mostarda: é um tom que traz alegria e diversão ao ambiente. Uma dica é usar em objetos de decoração e detalhes do espaço, sem abusar muito para não carregar o ambiente de informação.
- Terracota: mais utilizado em revestimentos e pisos, esse tom vem ganhando espaço também em paredes e até mesmo móveis.
- Aveia: essa é uma opção para ajudar a equilibrar o ambiente. Ótima opção para compor o espaço com tons mais quentes e vibrantes.
Agora que você já conhece como funciona a paleta de cores de tons terrosos, confira a seguir dicas para colocar essas cores em prática na sua decoração.
5 dicas práticas para usar os tons terrosos na sua decoração
Se você sempre achou elegante usar os tons terrosos em decorações de ambientes, agora vou te passar 5 dicas práticas para que você consiga ter uma ideia do que fazer para decorar você mesma o seu próprio ambiente com esses tons. Confira a seguir.
1) Equilibre tons quentes com cores mais suaves
O principal objetivo do uso de tons terrosos nos ambientes é trazer a sensação de conforto e bem-estar. Isso é tudo que desejamos depois de um dia pesado, é chegar em casa e poder descansar em um ambiente super aconchegante.
Por isso, os tons terrosos podem ser um grande aliado. A dica aqui é mesclar esses tons mais escuros com cores mais suaves.
Se você opta apenas por tons terrosos quentes acaba deixando o seu espaço mais escuro e pesado, até mesmo sombrio. Por isso, para equilibrar bem, mesclar com cores mais suaves é essencial.
2) Evite tons terrosos nas paredes de espaços sem luz natural
Os tons terrosos nas paredes devem ser usados com atenção. Isso porque se o cômodo for pequeno e sem luz natural, pode deixá-lo mais escuro.
Por isso, você pode usar os tons terrosos como o destaque em apenas um lado da parede e combinar os móveis com um tom parecido, deixando os detalhes como cortinas, tapetes e almofadas para cores mais suaves para dar o equilíbrio.
De preferência, escolha uma parede que receba a luz natural para que a cor seja realçada.
Ou apostar em tons suaves para paredes e móveis e apostar em pontos de destaque com cores mais quentes nos detalhes do cômodo. Seguindo uma linha mais clean.
3) Opte sempre por objetos feitos de materiais que remetam à natureza
Como os tons terrosos trazem uma ligação direta com o sentimento de terra e natureza, então ao escolher seus objetos e móveis, tente utilizar materiais mais naturais, como palha, bambu, corda, madeira e cerâmica natural, por exemplo.
Os sofás de couro ecológico também combinam com esse tipo de ambiente e oferecem opções em tons terrosos ou básicos como preto, por exemplo.
4) Invista em tons amarelos na iluminação para um efeito mais intimista
A luz amarelada por si só já oferece um efeito mais intimista ao ambiente, principalmente quando é utilizada de forma direcionada.
Portanto, você pode optar por pendentes que direcionam a luz e também por abajur nas mesas e estantes.
5) Faça o contraste de cores com plantas
As plantas podem dar mais naturalidade ao ambiente, harmonizando com tons terrosos e dando uma sensação de conforto e bem-estar ao espaço.
Você também pode combinar com a dica do uso de vasos de cerâmica natural ou até mesmo usar plantas secas que trazem um tom mais suave e também remetem à natureza.
Leia também nosso post completo sobre como decorar a sala com plantas.
Gostou das dicas? Se você adora decoração e gosta de você mesma colocar a mão na massa, então vamos conversar! Tenho dicas especiais para que você desenvolva de forma prática esse seu talento para a decoração. Clique aqui e entre em contato.
Uma resposta