Sala decorada com plantas: 5 dicas práticas para acertar no estilo

Sala decorada com plantas: como fazer

Você sabia que não precisa ser expert em harmonização de ambientes para deixar uma sala decorada com plantas do seu jeitinho?

Isso mesmo, basta você saber identificar qual é o seu estilo e dar o primeiro passo para decorar seu ambiente.

E para te ajudar com uns toques de ouro, só para facilitar a sua escolha, separamos 5 dicas práticas sobre decoração de ambiente com plantas, especificamente a sala de estar. Então pega o caderninho e anota essas dicas fáceis para você fazer a sua própria decoração, e o melhor, do jeito que você quer! Boa leitura!

Qual o benefício de colocar plantas no ambiente

As plantas são ótimas opções na hora de decorar ambientes, pois elas trazem benefícios não apenas para nossa saúde, mas também são capazes de estimular sentimentos e sensações como bem-estar e produtividade.

Além disso, existem milhares de espécies de plantas que você pode combinar na sua sala para que ela fique do jeitinho que você quer.

E para servir mais como um guia na hora de fazer uma sala decorada com plantas, separamos 5 dicas de ouro e super práticas para colocar a mão na massa e fazer você mesma a sua decoração. Confira!

5 dicas práticas para uma sala decorada com plantas

Você é de ficar navegando nas lojinhas de plantas imaginando como você pode colocar aquelas belezas na sua sala ou simplesmente ama quando vai visitar um lugar que o ambiente tenha plantas e quer incorporar isso na sua casa?

Saiba que com essas dicas a seguir você consegue entender melhor como dispor as plantas na sua sala de estar, harmonizando com o ambiente do jeito que você deseja. Anote e coloque em prática.

1) Escolha plantas vivas

Se você gosta de plantas, inclusive do efeito que elas têm na decoração do ambiente, priorize plantas vivas, inclusive para que os benefícios sejam completos.

Isso porque uma planta verdadeira, sem ser artificial, consegue trazer:

  • Bem-estar;
  • Qualidade de vida;
  • Frescor ao ambiente;
  • Redução de estresse e alergias;
  • Purificar o ambiente.

Além disso, se você mora no Brasil, pode desfrutar de diversas espécies para ambientes internos, assim como aproveitar o clima que um país tropical oferece para conseguir cultivar espécies diferentes e que dão todo o charme para a sua sala.

sala decorada com plantas: como fazer

2) Decida qual estilo você pretende colocar no ambiente

Esse é outro ponto importante. Antes de começar a decorar a sua sala com plantas, entenda qual o estilo que você quer colocar no ambiente.

Se você vai mais para o lado moderno ou se prefere incorporar um ar mais rústico, a depender dessa escolha, você irá traçar as suas pesquisas de vasos e até mesmo espécies de plantas.

Como, por exemplo, em ambientes modernos você pode utilizar vasos de vidro, ousando nos formatos e deixando as raízes da planta à mostra. Esse tipo de objeto também combina bem com ambientes mais minimalistas ou contrapondo painéis de madeira.

Já puxando para um lado mais rústico, você pode misturar materiais como metal e vasos de barro, como o caso de você compor uma estante de metal com vasos de plantas e outros objetos que remetem a um ambiente mais aconchegante, com elementos de cordas, livros, cestos de tecido, dentre outros.

Tipos de vasos para plantas de sala decorada

3) Adeque o vaso ao tamanho do espaço que você tem

Tenha atenção ao escolher o tamanho da planta e do vaso que você utilizará no ambiente. A planta precisa estar em um lugar que harmonize com o espaço como um todo, sem obstruir passagem ou contrapor outros objetos ou móveis.

Dessa forma, se você não tiver espaço para colocar vasos grandes diretamente no chão, pode optar por vasos menores para estantes, na mesa de centro ou até mesmo plantas pendentes acima do sofá, próximo ao teto, caso a sala seja pequena.

4) Valorize espaços pequenos

Se o seu apartamento ou seu ambiente não recebe muita luz do sol, não tem problema. Existem espécies de plantas que gostam da sombra e também não exigem muitos processos de cuidado na manutenção.

Portanto, mesmo que seja um ambiente pequeno, é uma ótima opção de decoração, além de ser barata, pois aqui no Brasil temos muitas espécies de plantas que se adequam bem aos ambientes internos.

Como é o caso de samambaias que podem ser colocadas de forma suspensa e possuem uma boa resistência em ambientes internos. Cactos também são uma boa escolha para ambientes internos que não possuem muita luz natural.

5) Ouse na combinação de espécies diferentes

Você pode ousar e abusar de espécies de plantas, principalmente para sair daquela mesmice da costela de adão, não é mesmo?

Confira algumas espécies que podem ser usadas para interiores e que se adaptam bem mesmo não tendo luz direta do sol:

  • Cacto
  • Suculentas
  • Dracena
  • Pleomele
  • Orquídea
  • Violetas
  • Antúrio
  • Lírio da Paz
  • Samambaia, dentre outras.

Você pode compor as cores da sua sala a partir das plantas, como, por exemplo, escolhendo orquídeas de diferentes cores na mesa de centro, ou vasos simples de cerâmica com rosas e camélias.

Assim como combinar plantas de tons mais escuros de verde com madeira envelhecida, trazendo um ar de elegância e aconchego ao mesmo tempo.

A ideia é ousar e ir combinando tons que se adequem melhor ao seu objetivo de estilo para o ambiente. Não tenha medo de tentar!

Agora que você já está mais relaxada e consegue entender algumas formas diferentes de compor uma sala decorada com plantas, então saiba que você pode também descobrir qual o seu estilo de decoração e aprender mais a fundo como você pode usar do seu conhecimento para colocar a mão na massa e transformar sua casa você mesma.

Para isso, clique aqui e entre em contato comigo. Te apresentarei um método eficaz e prático para que você descubra qual o seu estilo de decoração e como você pode aplicar seu gosto nas suas próprias decorações de ambientes em casa. Não perca tempo, é simples, prático e rápido. Aproveite!

DUDA ALMEIDA | Arquiteta

& fundadora do Harmonize, especialista em Ambientação e Decoração. Ao longo dos últimos 5 anos trabalhei com Arquitetura de Interiores com foco em Harmonização de Ambientes. Me especializei em diversas áreas como: Feng Shui, Psicologia das Cores, História do Design de Interiores e Neurociência.

2 respostas

Deixe uma resposta

Prazer, Duda!

Sou Eduarda Almeida, fundadora do Harmonize, arquiteta especialista em Ambientação e Decoração.

destaques

news letter

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão nossos conteúdos exclusivos sobre decoração de interiores.

plugins premium WordPress