Nada mais desestimulante do que decorar a casa e no final ver que não ficou do seu jeito, não é mesmo? Mas, se você souber como descobrir seu estilo de decoração, nunca mais terá esse problema.
A questão é que decorar não é difícil e muito envolve a nossa intuição e gosto. Claro, que com um pouco de técnica e conhecimento, você consegue refinar ainda mais as suas escolhas.
Separei aqui algumas dicas para que você entenda o seu estilo e aplique-o na decoração da sua casa de forma simples. Confira a seguir o passo a passo e entenda o seu estilo de decoração.
Entenda os estilos de decoração
Existem diversos tipos de estilos de decoração, como industrial, moderno, rústico, dentre outros. Você já deve ter visto essas classificações nas revistas e sites de decoração.
A verdade é que você pode ter o seu próprio estilo, aquilo que te faz bem e transmite o sentimento que você quer para o ambiente. Afinal, decorar é, principalmente, o ato de deixar o seu espaço mais aconchegante, com a capacidade de oferecer bem-estar e boas energias.
Para isso, você não precisa denominar um estilo oficial, apenas identificar quais são os elementos e as cores que você tem mais afinidade. E, sobretudo, refinar o seu gosto a partir de técnicas e conhecimento de cores, disposição de móveis, opções decorativas, dentre outros.
Para isso, separei algumas dicas abaixo que vão te ajudar a identificar os elementos que compõem o seu estilo de decoração para aplicar nos seus cômodos e deixar a sua casa do seu jeito. Confira!
Saiba como descobrir seu estilo de decoração
Veja abaixo as dicas para entender quais são os pontos que você se identifica na decoração e como decorar o seu ambiente utilizando esse conhecimento.
Reúna imagens de ambientes que você gosta
O primeiro passo para entender o seu gosto, é pesquisando e reunindo imagens de ambientes que você gosta. Dessa forma, você pode usar o Google Imagens e o Pinterest.
Além disso, você também pode estudar um pouco cada estilo de decoração que existem como moderno, industrial, boho, rústico, dentre outros. Cada um desses possui elementos que você pode se identificar e também técnicas que sinalizam o que combina melhor em diferentes ambientes.
Identifique os elementos que te agradam
Depois que você reunir essas imagens, identifique nelas elementos que te agradem. Você pode fazer isso através de uma lista, escrevendo as suas cores preferidas em cada cômodo, tipos de materiais que te chamam a atenção (madeira, vidro, etc.), estilos de móveis que te agradam mais.
Isso também ajuda a entender quais os elementos que não te agradam e que não entrariam no seu plano de decoração.
Analise o seu espaço e entenda se condiz com o que você reuniu
Agora é hora de uma autoanálise. Isso porque nem sempre temos tempo ou clareza na hora de decorar nossa casa e acaba que o ambiente não sai do jeito que pensamos. Além disso, você pode tentar modificar e acabar deixando muita informação no espaço, o que influencia até mesmo o seu desejo de permanecer naquele ambiente.
Mas, após esses passos citados acima, você já vai ter uma certa noção do que mais te agrada. Dessa forma, é hora de entender se o que você tem em casa condiz com o que você descobriu nas atividades anteriores.
Portanto, analise o seu espaço e veja quais elementos estão de acordo com o que você separou que fazem parte do seu gosto e estilo. A partir dessa análise, você será capaz de descobrir o que precisa mudar.
Aproveite o que já tem para transformar o ambiente de acordo com seu estilo
Agora que você já entende o que precisa modificar no seu ambiente para deixá-lo a sua cara, é hora de arregaçar as mangas.
Um grande obstáculo para quem quer decorar por conta própria é o medo de errar. Mas, olha, depois de toda essa pesquisa e de você identificar os pontos que precisam mudar, a sua chance de errar é quase zero. Por isso, pesquise elementos que combinem com o que você já tem e harmonize-os com o seu estilo.
Se preciso, experimente pintar uma parede de cor diferente, adicionar plantas como elementos decorativos, modificar o local dos móveis, mudar o tecido dos sofás ou poltronas, dentre outras ações que são simples e podem fazer toda a diferença.
Mas, se você ainda não se sente segura(o), mesmo depois de todas essas dicas, e quer um passo a passo mais didático de como descobrir qual o seu estilo de decoração, então clique aqui e converse comigo. Vou te ajudar a esclarecer as suas dúvidas e te dar a segurança necessária para destravar esse seu lado para a decoração. Vamos juntas(os)?