Como decorar uma cozinha pequena de forma simples e bonita

Como decorar uma cozinha pequena de forma simples e bonita

Cada vez mais encontramos apartamentos que possuem uma área útil pequena, incorporando a cozinha com a sala. Assim, como decorar uma cozinha pequena pode ser um grande desafio para quem quer aproveitar o espaço do ambiente ao máximo.

Pensando nisso, separei aqui alguns pontos importantes que você precisa entender para decorar uma cozinha pequena de forma simples e bonita, sem precisar quebrar muito a cabeça ou recorrer a um profissional de design de interiores. Confira no conteúdo abaixo!

Pontos essenciais que precisam de atenção

Esses pontos que vou citar são essenciais para qualquer ambiente pequeno que você queira decorar na sua casa, portanto, anota aí essas dicas.

Cor

As cores são capazes de transformar o ambiente, despertando sentimentos e efeitos, como o de amplitude, por exemplo. Para ambientes de espaço reduzido, saber como trabalhar com as cores é primordial.

Por isso, minha dica é escolher por uma paleta de tons claros, pois como elas são capazes de refletir melhor a luz, acabam causando a sensação de amplitude ao espaço. Mas, você não precisa se basear apenas nisso, você pode ousar com revestimentos coloridos em uma só parede para dar uma quebrada, ou usar as paredes claras e o chão colorido.

O tom azul piscina é excelente para dar uma leveza a mais a sua cozinha. E você também pode quebrar as cores claras utilizando azulejos coloridos em alguns pontos, isso vai ajudar a dar uma vida a mais no ambiente.

como decorar uma cozinha pequena de forma simples e bonita

Espaço

O espaço é o principal vilão da história, mas a boa notícia é que hoje, devido à popularização de imóveis com espaços mais otimizados e da supervalorização do metro quadrado, a indústria de móveis têm mostrado opções para ajudar na decoração de ambientes pequenos.

Por isso, a mobília é uma grande aliada para valorizar o espaço de acordo com a necessidade do ambiente.

Na cozinha, por exemplo, você pode escolher por eletrodomésticos embutidos, pois a maioria das lojas já oferecem essa opção ao cliente. Voltando às cores, você também pode dar mais amplitude escolhendo por móveis com acabamentos reflexivos, como em armários, e combiná-los com os próprios eletrodomésticos que também possuem opções de superfície espelhada.

Iluminação

Existem alguns espaços que necessitam de uma iluminação mais intensa, e a cozinha é um desses ambientes. Agora, atenção, luz intensa não quer dizer luz branca! A luz branca só indica para cozinhas industriais. Inclusive, se a sua cozinha for conjugada com a sala, o uso da luz branca é desencorajado, pois a luz amarela dá um efeito mais de aconchego e tranquilidade ao ambiente.

Dito isso, se caso você tiver a oportunidade de aproveitar a luz natural, os móveis com superfícies reflexivas podem auxiliar nesse aproveitamento, assim como uma paleta de tons claros.

Mesmo assim, não deixe de investir em iluminação para a bancada com pendentes e pontos de luz estratégicos nas prateleiras e nichos que ajudam a dar um charme a mais à decoração do seu espaço. Esses pontos estratégicos, inclusive, ajudam a tirar o foco de louça suja ou alguma bagunça que esteja na sua bancada, no momento.

Iluminação de cozinha pequena

Como decorar uma cozinha pequena de forma simples e bonita

Agora que você já se atentou a esses três pontos importantes, vamos a dicas mais práticas e exclusivas para decorar uma cozinha pequena de forma simples e bonita. Confira:

Móveis inteligentes

Os móveis inteligentes podem te ajudar a economizar espaço, como o caso de mesas dobráveis ou, caso você opte por uma cozinha americana, utilizar banquinhos altos para transformar a bancada em uma mesa.

Além disso, como já te falei, os eletrodomésticos embutidos fazem total diferença. Por isso, móveis sob medida ajudam a aproveitar o espaço de forma otimizada, dando a praticidade que você precisa para o dia a dia.

Decoração de cozinha pequena com plantas

Decoração vertical

Veja a parede como uma forma de aproveitar o espaço e explorar formas para guardar utensílios necessários para o uso do dia a dia. Por isso, outra dica é apostar em prateleiras, nichos, armários, ou seja, utilizar o espaço vertical que você tem à disposição. Claro, você deve fazer isso de forma harmônica.

Algumas dicas aqui são mesclar armários fechados com prateleiras abertas. Você pode optar por deixar ítens de uso mais coloridos à mostra para dar um charme a mais na decoração, assim como organizadores de mantimentos para trazer um ar mais clean ao ambiente.

Mesclar plantas, utensílios e objetos também pode dar um efeito bem aconchegante ao seu ambiente, além de dar um tom mais vivo à sua cozinha. 

Decoração vertical para cozinha pequena

Organização aparente

Completando o que eu disse no tópico anterior, outro ponto que ajuda e muito a dar uma sensação de amplitude ao seu espaço, além de beleza e simplicidade, é organizar os mantimentos e utensílios de forma visível.

É bem prático, utilizando prateleiras e potes de organização, você elimina o espaço de uma despensa de alimentos e ainda dá um charme a mais ao ambiente de forma simples e prática, pois são utensílios que você pode comprar em qualquer loja de coisas de casa.

Como você vai trabalhar com tons mais claros nas paredes, a escolha de potes transparentes ou de vidro são ótimas. A ideia é também aproveitar as cores dos próprios alimentos como pontos de luz para a cozinha.

Viu só? Essas são dicas práticas e rápidas para você entender melhor como aproveitar o espaço de uma cozinha pequena, decorando o ambiente de forma simples e bonita.

E você pode e é capaz de decorar a sua própria casa sem precisar recorrer ao serviço de um designer de interiores. Sabe como? Tenho um método eficiente e prático que desenvolvi para que você descubra o seu estilo e possa decorar qualquer ambiente, economizando na mão de obra de profissionais. Clique aqui e venha conhecer mais sobre esse método.

DUDA ALMEIDA | Arquiteta

& fundadora do Harmonize, especialista em Ambientação e Decoração. Ao longo dos últimos 5 anos trabalhei com Arquitetura de Interiores com foco em Harmonização de Ambientes. Me especializei em diversas áreas como: Feng Shui, Psicologia das Cores, História do Design de Interiores e Neurociência.

Deixe uma resposta

Prazer, Duda!

Sou Eduarda Almeida, fundadora do Harmonize, arquiteta especialista em Ambientação e Decoração.

destaques

news letter

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão nossos conteúdos exclusivos sobre decoração de interiores.

plugins premium WordPress