Escolher armários para cozinha planejada pode se tornar um verdadeiro desafio, principalmente quando se tem um orçamento ou um espaço reduzido.
Isso porque existem diferentes tipos de materiais e cores e na hora de escolher, esses pontos fazem total diferença na sensação que você deseja dar ao ambiente.
Para isso, separamos abaixo dicas para usar na hora de escolher os armários da cozinha e como você pode decorar e aproveitar bem o espaço. Confira o texto e anote as dicas para aplicar em casa.
Qual a vantagem de escolher por armários planejados
A cozinha planejada oferece maior organização e aproveitamento do espaço. Ela consegue organizar todos os móveis e eletrodomésticos, a fim de deixar o ambiente mais funcional e agradável.
Sabemos que as cozinhas já não servem mais apenas para suprir a necessidade de alimentação. Hoje em dia, ela é integrada em outros ambientes como na junção com a sala, por exemplo. Isso acaba fazendo com que o ambiente fique melhor aproveitado, além de oferecer experiências prazerosas, como a recepção de amigos e família.
Portanto, as principais vantagens da cozinha planejada são:
- Circulação do espaço: a cozinha planejada organiza os itens no ambiente, liberando a circulação dentro do cômodo.
- Organização: com os armários planejados, você consegue organizar todos os ítens de cozinha sem comprometer o espaço.
- Possibilidade de criar ambientes integrados: com um melhor aproveitamento do espaço, você consegue integrar a sua cozinha com outros cômodos, trazendo mais utilidade aos ambientes.
Como escolher os armários de cozinha planejada
Agora que você já sabe quais as vantagens da cozinha planejada, vou te dar umas dicas especiais sobre como escolher armários planejados para este cômodo. Confira a seguir:
Cor
A cor é responsável por trazer sensações de amplitude que, em se tratando de ambientes pequenos, pode ajudar para que o cômodo pareça maior. Se essa é a sua intenção, então o indicado é investir em cores mais claras, elas refletem a luz natural e dão essa sensação de um ambiente maior.
Caso você queira integrar a cozinha com outro cômodo, como a sala por exemplo, também é indicado optar por cores claras ou neutras. Esse tipo de cor consegue harmonizar bem com outras propostas de decoração.
No caso dos armários para cozinha planejada, a tonalidade branca ou um tom neutro abre espaço para você ousar mais em outros detalhes, como puxadores, bancadas, revestimentos coloridos, dentre outros.
Já os tons de madeira, que estão super em alta, trazem sofisticação e conforto ao ambiente e podem ser combinados com outras tonalidades como o verde e o azul, além de materiais como mármore, aço e o próprio cimento queimado.
Estilo
O estilo vai de acordo com quem vai habitar a casa, mas atenção, pois se estamos falando de uma cozinha integrada com outro ambiente, é preciso ter cuidado para não ter informações demais.
Também é preciso levar em conta o estilo dos próprios eletrodomésticos, para não chocar demais a proposta.
Material
Ao escolher o material para a cozinha, é preciso levar em consideração dois pontos: o orçamento e a qualidade.
Dois dos materiais mais duradouros são os armários de cozinha em aço e os de madeira. Os armários em aço são mais fáceis de limpar, além de oferecer um leque grande de cores para você usar no ambiente.
Já os em madeira, também são duradouros, mas possuem mais cuidados para não danificar, como o caso de contato direto com água.
Existem dois tipos bastante procurados quando o assunto é armarios planejados. A principal dúvida é a escolha entre MDP e MDF. Ambos são derivados da madeira, porém o detalhe está no acabamento e no risco de danificação.
O MDF possui um acabamento mais vantajoso com relação ao design, podendo aplicar revestimentos e tintas. Já o MDP, embora mais em conta que o MDF, acaba sendo utilizado mais para prateleiras ou móveis de linha reta e possui um acabamento menos vantajoso.
Puxadores
Os puxadores também acabam dando um efeito bastante agradável à cozinha, inclusive se você optar por armários mais neutros.
Assim, você consegue escolher puxadores com tom mais destacado para dar um ar moderno sem muito esforço. A minha dica, aqui, é usar o mesmo puxador para todas as portas, garantindo uma unidade e harmonia dentro da decoração.
Quer descobrir qual o seu estilo na decoração? Eu posso te ajudar em uma consultoria prática e rápida. Clique aqui e converse comigo para entender melhor como funciona a nossa consultoria.